Manutenção de máquinas industriais: saiba os tipos e como fazer

manutencao maquinas industriais maquinario

Hoje falaremos sobre a manutenção de máquinas industriais e a importância de se fazer os devidos ajustes e reparos.

Também abordaremos quais são os tipos de manutenção, como devem ser feitas, o custo de um técnico  em manutenção e muito mais.

A falta de cuidado com as máquinas industriais pode levar a grandes desastres. Em casos extremos, pode haver a necessidade de pausar toda a produção de uma fábrica ou empresa, o que acaba afetando também em seu faturamento.

Quando não há manutenção de máquinas industriais apropriada e recorrente, isso pode também prejudicar os funcionários operadores dessas máquinas, causando causando acidentes, muitas vezes fatais

Daí, a importância de se fazer a devida manutenção no maquinário industrial.

Para que se possa evitar gastos mais elevados e eventos que prejudicam toda a indústria, o cuidado com a manutenção e o intervalo entre elas é fundamental para que tudo corra bem e para que a segurança dos colaboradores também seja preservada.

O que são as máquinas industriais?

manutencao maquinas industriais tecnico trabalhando

As máquinas industriais são equipamentos que auxiliam na fabricação e na montagem de diversos componentes na indústria.

Elas são indispensáveis para uma empresa funcionar bem, pois aumentam consideravelmente a produtividade, a eficiência e melhoram os resultados de produção e entrega.

Em linguagem simples, uma máquina é uma “ferramenta” capaz de mudar a magnitude, a direção e, até mesmo, a natureza de uma matéria prima. Alguns exemplos de máquinas industriais mais comuns, são aquelas usadas em:

  • Construção civil;
  • Linhas de montagem de automóveis;
  • Indústrias químicas;
  • Linhas de montagem de aviões.

Sabendo disso, as máquinas industriais podem operar por um sistema mecânico, computadorizado, eletrônico, ou por todos esses elementos juntos, possibilitando a realização de praticamente todo tipo de trabalho.

O que é a manutenção de máquinas industriais?

O conceito de manutenção de máquinas industriais é super abrangente e pode ter vários significados, mas é de suma importância em vários contextos.

Manutenção de máquinas industriais requer verificações funcionais, reparos e/ou substituição de peças, dispositivos, equipamentos e maquinário dentro de uma infraestrutura.

O objetivo principal da manutenção é fazer com que se possa diminuir custos vindos de falhas, evitar desperdício no processo produtivo, aumentar a vida útil do equipamento e consequentemente a produtividade.

Vamos falar neste artigo quais são os pontos mais relevantes que você precisa entender sobre a manutenção de máquinas e equipamentos.

Importância de se realizar manutenção periódica de máquinas industriais

manutencao maquinas industriais tecnicos fazendo analise

É normal e até mesmo esperado que, conforme o tempo passe a as máquinas e equipamentos forem usados, os mesmos sofram desgastes.

Corrosão, erosão ou erros de funcionamento são exemplos de degradações que podem acontecer quando o equipamento atinge o seu limite.

Para se prevenir e até mesmo adiar os desgastes, ao ponto de manter níveis de satisfação que garantam a operação, a manutenção de máquinas industriais é indispensável.

É fácil imaginar que as famosas “paradas não programadas” representam grandes prejuízos em qualquer empresa ou indústria que siga processos ininterruptos.

Neste cenário, é possível observar a importância de um correto planejamento de manutenções em todo o maquinário de uma empresa.

Analisar fatores como limpeza, lubrificação, tempo de atividade e qualquer outro sinal de degradação são coisas extremamente importantes do processo e podem fazer toda diferença, tanto na qualidade do produto como no desempenho do trabalho.

Listamos abaixo alguns dos benefícios mais aparentes de uma boa manutenção de máquinas industriais, que é feita nos momentos adequados e que segue as metodologias adequadas. São eles:

  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos;
  • Fidelização de clientes por entregar sempre o mesmo resultado;
  • Economia de energia elétrica;
  • Menor risco de acidentes de trabalho;
  • Produtos com melhor acabamento (e, consequentemente, maior credibilidade no mercado);
  • Aumento da produtividade.

Consequências de não se manter a manutenção de máquinas industriais em dia

Manter os seus equipamentos e máquinas em perfeito funcionamento é sinônimo de evitar que a produção da sua empresa/fábrica precise ser interrompida.

Infelizmente, nem todos os gestores pensam assim e acabam deixando a manutenção de máquinas industriais de lado.

Algumas atitudes, como a troca incorreta de lubrificante industrial, por um de má qualidade ou no tempo errado, pode trazer diversos problemas para a indústria.

Alguns exemplos de consequências ao não se ter a devida manutenção de maquinário, são:

  • Redução da vida útil dos equipamentos industriais

Um equipamento sem manutenções periódicas vai apresentar sinais de que suas peças precisam ser trocadas de maneira gradual até que falhe de uma vez.

E quando isso vier a acontecer, será praticamente impossível recuperar a máquina e a empresa acabará por ter de trocá-la por uma nova.

Isso faz com que a frequência na troca dos equipamentos seja muito maior. Uma máquina que poderia operar por 10 anos, sem a devida manutenção, terá uma vida útil reduzida em até 60% (em um cenário bem positivo).

Fazendo as corretas e necessárias manutenções das máquinas,  como trocar o lubrificante industrial quando o fabricante faz a recomendação, ajustes de componentes como correias, engrenagens, entre outros, pode  garantir maior vida útil para o maquinário.

  • Queda na qualidade dos produtos fabricados

Máquinas que não estão funcionando corretamente não são capazes de garantir excelência em seus processos, o que acaba trazendo erros de produção.

Se o produto não sai como deveria na primeira linha, é necessário que se produza uma nova demanda, o que consequentemente faz o custo aumentar consideravelmente.

  • Risco a segurança dos funcionários

A segurança dos seus funcionários pode ser colocada em risco se a sua empresa tiver máquinas que não passam por manutenções regulares. Equipamentos com avarias podem ter sobrecargas elétricas, explodir e soltar peças enquanto estiverem em uso e trazer riscos à integridade física dos colaboradores da empresa.

Um lubrificante industrial de má qualidade, por exemplo, pode causar explosões e reações alérgicas fortíssimas nos funcionários que manuseiam o equipamento.

  • Maior demanda de trabalho

Quando uma máquina estraga e não pode continuar sua operação, a qualidade da produção cai e o número de produtos entregues também é afetado.

Para que a empresa siga o ritmo de trabalho e possa alcançar suas metas, a demanda de produção precisa aumentar.

  • Aumento dos custos

Todos os problemas citados acima levam a empresa para o que pode ser o maior prejuízo de todos: o aumento de custos.

A perda de produção ocasionada por máquinas paradas, a troca de maquinário que teve a vida últil reduzida , a perda da qualidade dos produtos produzidos, as equipes que precisam pausar seus trabalhos ou aumentar suas cargas horárias para fazer com que os produtos sejam entregues e os acidentes de trabalho , são apenas alguns dos problemas que podem fazer com que os custos aumentem consideravelmente para uma empresa.

Alguns procedimentos que podem parecer simples aos olhos de quem não é especialista, vão diminuir o desgaste das peças.

Reduzir as perdas causadas pelo atrito, como é o caso da troca de óleo, permitir que o maquinário opere com segurança e fazer com que as atividades possam ser mantidas dentro do cronograma de trabalho ideal para a empresa.

Não ponha a sua empresa em risco. Comece agora a planejar a manutenção dos seus equipamentos.

Para que você possa se beneficiar com o máximo de eficiência dos seus equipamentos, é muito importante ficar atento aos tipos de manutenção ideal para cada situação e máquina.

Quais são os principais tipos de manutenção industrial?

manutencao maquinas industriais tecnicos andando industria

Agora que você já conhece a importância de se ter uma manutenção de máquinas industriais recorrente na sua empresa, vamos falar sobre quais são os tipos de manutenção e qual é a função de cada uma delas.

Manutenção preventiva

A manutenção de máquinas industriais preventiva tem o objetivo de realizar supervisões que são agendadas para identificar falhas nos maquinários.

Caso um equipamento esteja apresentando falhas, a manutenção corretiva deverá ser realizada. Para evitar que as falhas aconteçam, é preciso antecipar e buscar realizar a manutenção de modo que não ocorram falhas. Esse processo é conhecido como preventiva condicional, ou seja, com uma condição para ela ser acionada.

Este tipo de manutenção também vai exigir a realização de análises recorrentes, normalmente com datas definidas pelo fabricante de cada máquina ou peça. Nesse caso, damos o nome de preventiva sistemática.

Por ser feita de forma planejada, esse tipo de manutenção costuma envolver custos bem menores do que a manutenção corretiva, que lhe explicaremos logo a seguir.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é a correção pontual de falhas. No momento em que são identificadas, a equipe se prontifica para resolvê-las o mais rápido possível e retornar a eficiência e a segurança para rodar a linha de produção.

O desgaste das máquinas é inevitável, mas a manutenção corretiva pode ser planejada. Entre todos os tipos de manutenção industrial, este é o mais caro.

Isso porque ele envolve a aplicação de materiais, troca de peças ou até de máquinas completas. Caso envolva danos mais graves, pode também afetar seus colaboradores, o meio-ambiente e, consequentemente, a reputação da empresa.

Ainda assim, não existem apenas correções emergenciais, já que nem toda falha vai comprometer toda a operação. Para resolver os problemas já identificadas, é recomendável fazer uma manutenção corretiva planejada.

Com isso, não é necessário pausar a linha de produção e se tem um melhor planejamento para a compra de peças ou máquinas com melhor custo-benefício.

A manutenção corretiva não planejada, é o resultado de falhas que interrompem o desempenho de todo o processo produtivo e requerem resposta imediata, sem aviso prévio. A situação de emergência faz com que a indústria fique dependente da pronta entrega dos componentes necessários para a correção.

Por sua vez, a falta de tempo faz com que uma pesquisa mais apurada seja feita, priorizando-se assim, a rapidez na entrega ao invés do custo-benefício. Em outras palavras, além do aumento de custos, isso pode afetar a qualidade dos produtos da sua indústria.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva muitas vezes é vista como uma filosofia corporativa. Isso porque o seu objetivo é acompanhar o desempenho dos maquinários para fazer previsões mais assertivas sobre seus estados de conservação.

A manutenção preditiva vai fazer o monitoramento do estado das suas máquinas. No entanto, com a tecnologia avançando e trazendo máquinas mais inteligentes para a linha de produção, hoje é possível analisar os dados de desempenho de cada componente de forma individual.

Com isso, sua equipe técnica pode identificar quando algum equipamento está estressado ou com folga e dar prazos mais corretos para que sejam feitos ajustes e ações de prevenção.

A sua importância na indústria é decorrente do fato de possibilitar encontrar possíveis motivos para falhas. Isso permite que a vida útil da máquina seja estendida e evita que ocorram muitos acidentes inesperados.

Como fazer a manutenção de máquinas industriais?

manutencao maquinas industriais tecnico

Você já deve saber que a manutenção das máquinas industriais, assim como a manutenção de qualquer outra coisa, não pode e não deve ser feita de qualquer jeito. Mas, por precaução, listamos aqui algumas dicas importantes do que você precisa para que a manutenção adequada do seu maquinário seja feita.

Tenha um bom mapeamento de todo o maquinário disponível

Saber exatamente quais são as máquinas que você tem irá lhe poupar um tempo precioso na hora de fazer manutenções. E como já vimos, quando o assunto é tempo, está aí uma coisa que não se pode perder em uma indústria.

Tenha uma lista de tudo o que entra e sai da sua empresa, faça planilhas para se organizar e deixar tudo rodando perfeitamente. O ideal é que você tenha o controle de tudo, não só do maquinário, mas de pessoal, matéria prima e tudo o que venha a compor a sua empresa.

Essa organização irá permitir que, eventualmente, quando houver a necessidade de manutenção, por exemplo, você saiba exatamente o que fazer e por onde começar.

Ter isso organizado também vai ajudar na hora de calcular a média de gastos que você terá para fazer as manutenções e reparos.

Siga sempre as orientações do fabricante dos equipamentos

Por que reinventar a roda se é só seguir o passo a passo, não é mesmo?

Tudo o que você precisa saber sobre o seu maquinário já vem especificado pelo fabricante. E convenhamos, não existe ninguém melhor para saber o que fazer com os equipamentos do que quem os fabricou.

Siga todas as instruções de cuidado e manutenção que o fabricante fornece, pois somente fazendo isso já será possível reduzir uma série de problemas com as suas máquinas.

Obedeça rigorosamente à rotina de manutenção

Você já ouviu a expressão “nada supera a rotina”? Pois é, isso vale para tudo na vida. Uma pessoa que tem uma rotina bem definida, consegue produzir muito mais.

O mesmo vale para a manutenção das suas máquinas industriais. Se você seguir à risca a rotina de manutenções que o fabricante recomenda, com certeza terá uma produção sempre em dia na sua empresa.

Tenha em seu quadro de funcionários, técnicos habilitados na manutenção de máquinas industriais

Já falamos aqui sobre a importância de se fazer as coisas do jeito certo. Por isso, uma recomendação de algo indispensável, é que você tenha na sua empresa pessoas especializadas na manutenção do seu maquinário.

Caso você não tenha colaboradores com as especializações necessárias trabalhando com você de forma fixa, você precisa contratar profissionais qualificados quando necessitar desses serviços.

Procure empresas que possam prestar um bom serviço de consultoria na área

Com certeza você quer o melhor para a sua empresa, correto? Então, não há nada melhor a se fazer, do que procurar por empresas sérias e que prestem serviços de consultoria de qualidade na hora de lhe dar suporte.

Você já poderia prever que, pelo conteúdo de qualidade que lhe trouxemos aqui hoje, nós da Adequada Engenharia somos a melhor escolha se o que você procura é um serviço de altíssima qualidade e totalmente diferenciado.

Entre em contato conosco que ficaremos honrados em poder ajudar.

Quanto ganha um técnico em manutenção de máquinas industriais?

manutencao maquinas industriais engenheiro

Atualmente, o profissional que trabalha como Técnico em Manutenção de Máquinas tem um salário médio de R$ 2.779,90 no mercado de trabalho brasileiro, com uma jornada de trabalho de 43 horas semanais, de acordo com as pesquisas do Salario.com.br.

A faixa salarial de um Técnico em Manutenção de Máquinas gira em torno de R$ 2.186,19 que é o salário mediano da pesquisa e o teto salarial de R$ 6.143,95, sendo que R$ 2.537,18 é a média do piso salarial em 2021 de acordos coletivos, considerando os profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Faça manutenção de máquinas industriais com a Adequada Engenharia

manutencao maquinas industriais analise tecnica

Quando chegar a hora de fazer a manutenção das suas máquinas industriais, você poderá contar conosco para lhe dar todo o suporte necessário, com a maior qualidade em soluções pelo melhor custo-benefício. Fale conosco e faça o seu orçamento.

Somos uma empresa com a missão de promover as melhores soluções para gerar o maior nível de segurança possível para a operação de máquinas e equipamentos industriais, sem comprometer sua produtividade, a fim de integrar o processo de máquina x operador x produtividade x segurança.

Conclusão

manutencao maquinas industriais analise engenheiro

Se você chegou até aqui, com certeza já sabe de tudo o que precisa sobre a manutenção das máquinas industriais da sua atual ou futura empresa.

Nós da Adequada Engenharia temos o prazer de sempre trazer o melhor para você, nosso melhor amigo.

E agora você já sabe, que na hora em que precisar fazer a manutenção de máquinas industriais, a garantia de qualidade e de um atendimento diferenciado fica por nossa conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts que você também pode gostar