Painel elétrico: o que é, seu objetivo, e tipos de função e montagem

painel eletrico tensao

Em qualquer imóvel, seja ele comercial ou residencial, é preciso ficar atento à parte elétrica, o que inclui o painel elétrico. É ele que faz a distribuição das tensões e voltagem corretamente por todos os espaços.

Também chamado de quadro de distribuição de energia elétrica, este equipamento recebe energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e a distribui por um ou mais circuitos.

Isso significa que ele é parte fundamental de qualquer ambiente que precise de energia elétrica para funcionar e exercer suas atividades.

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre os tipos de painéis elétricos e algumas particularidades relevantes relacionadas a esse equipamento. Então, vamos lá?

O que é um painel elétrico?

painel eletrico profissionais

O painel elétrico tem a função de distribuir a energia elétrica através de pontos de consumo de um imóvel, seja ele comercial ou residencial.

No conjunto é possível encontrar disjuntores, fusíveis, barramento elétrico, unidades de proteção e outros componentes. Ou seja, ele é um equipamento que recebe energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e assim distribui por um ou mais circuitos.

Contudo, para realizar essa tarefa, ele deve ser construído seguindo as regulamentações técnicas, tais como a NBR 5410, regulamentação para instalações elétricas em baixa tensão, e a NR 10, regulamentação para instalações e serviços em eletricidade.

Dependendo do tipo do painel elétrico, existem outras normas técnicas que devem ser seguidas.

Os painéis podem ser utilizados para comandar elevador predial, escada rolante, esteira rolante, ponte rolante, bomba d’água em poços artesianos, cisternas e caixas d’água. Além disso, também podem controlar temperatura em sauna, piscina, forno, balcão frigorífico, ar condicionado e automatizar espaços comerciais, residenciais e industriais.

O painel elétrico é composto por vários acessórios e sistemas, como por exemplo: o de amarração e fixação, o de isolação, o de proteção, o de identificação e ferramentas de aplicação.

E hoje encontramos painéis elétricos “Smart”, ou seja, um novo conceito de painéis inteligentes que tem como função controlar remotamente através de aplicativos e possibilitar análises dos quadros.

Esta atualização traz vantagens como realizar métricas em tempo real para facilitar a tomada de decisões, relatórios e coleta de leituras dos sistemas de água, ar, gás, eletricidade e vapor, por exemplo, sem precisar acompanhar manualmente.

Qual a diferença entre painel elétrico e quadro elétrico?

Agora, além do painel elétrico, temos o quadro elétrico, que tem as mesmas funções de um painel, ou seja, ele recebe e distribui energia elétrica, mas a diferença entre eles seriam as dimensões.

Em uma residência, por exemplo, falamos em quadro elétrico, que comporta predominantemente disjuntores de proteção.

Já um painel elétrico tem dimensões muito maiores, pois são utilizados em áreas industriais e tem seccionadoras, disjuntores, contatores, relés, fusíveis, etc.

Então, veja bem! As funções são as mesmas, de proteger os equipamentos, porém, a aplicação e dimensão são diferentes.

Qual o principal objetivo de um painel elétrico?

painel eletrico mao

Um painel elétrico tem como objetivo automatizar os comandos e aperfeiçoar a execução de tarefas complexas durante o controle e distribuição de energia elétrica.

A instalação dele é benéfica, assim como já dissemos, devido à segurança e à função de evitar curtos circuitos que podem causar desastres ou comprometer todo trabalho de uma obra.

Sem falar que ajuda no andamento correto de máquinas em empresas, indústrias ou outros locais que são alimentados com energia elétrica.

Mas, é importante dizer aqui, que toda instalação de um painel elétrico é preciso seguir às normas e diretrizes do setor, a NBR 5410, que assegura o padrão e eficiência de todo o processo, seja em qualquer espaço da reforma ou obra.

Todo este rigor são ensaios que têm como finalidade verificar o desempenho dos conjuntos e seus componentes, além de antecipar e prevenir riscos.

Para a prevenção é preciso averiguar alguns itens como: os limites de temperatura interna; o envelhecimento acelerado de componentes; vida útil de componentes; risco de incêndio; e falhas prematuras de componentes;

O que é barramento elétrico em um painel?

painel eletrico instalacao

Para um painel, o barramento elétrico é essencial, pois ele é o responsável pela distribuição de tensão e corrente elétrica, ou seja, é o distribuidor de fase, de aterramento ou carga neutra.

Ele pode ser usado tanto em painel quanto em quadros de luz. Já quanto ao seu material ele pode ser em duas versões:

  • Em cobre, este que pode ser dividido em duas categorias: isolados que têm vantagem na hora do manuseio. E o barramento não isolado, que pode transmitir quantidades excessivas de energia que, neste caso, não é instalado em locais onde pessoas sem treinamento profissional podem ter acesso.
  • Em metal: ambos os materiais são elementos excelentes para condução de eletricidade.

Existe ainda o barramento Terra, cuja sua função é elevar a segurança e proteção das pessoas, já que leva ao solo possíveis saídas de descargas elétricas. Já o  barramento neutro se faz com fios e terminais, que ligam o ponto zero de cada circuito.

Tipos de painéis elétricos

Ter conhecimento dos tipos de painéis elétricos faz toda diferença na hora de acompanhar a instalação, visto que, cada modelo deve ser considerado conforme a necessidade indicada pelo projeto elétrico, sempre atendendo as normas vigentes. Abaixo veremos exemplos que fazem parte deste universo.

Quadro Geral de Baixa Tensão (QGBT)

O QGBT é um dos modelos de painéis mais utilizados, por trabalhar em baixa tensão. É através dele que acontecem as alimentações ou pode-se dizer que a energia é espalhada pelos espaços do imóvel.

O quadro geral de baixa tensão pode ser usado em residências, repartições, centros comerciais, aeroportos, hospitais e outros locais.

Como toda instalação, ele deve seguir também as normas ABNT NBR IEC 60439-1, ABNT NBR IEC 61439-2 e ABNT NBR IEC 62271-200.

Painel elétrico de distribuição e sub-distribuição

O painel de distribuição é um quadro que abriga fusíveis, disjuntores e unidades de proteção. É por ele que a energia é levada para vários circuitos individuais ou mesmo em ponto de consumo.

Este modelo geralmente tem uma única fonte de alimentação de entrada e é composto por disjuntor principal e um dispositivo de fuga de corrente residual ou terra. A maioria das instalações é realizada em edifícios comerciais, residenciais ou industriais.

Sua principal função é a proteção durante a distribuição de energia a partir de disjuntores corretamente classificados e isolados, porque, se houver falhas, não terá riscos de interrupção na distribuição, assim como evitar, também, choque elétrico ou até mesmo um incêndio.

Centro de Controle de Motores (CCM)

Existe também o Centro de Controle de Motores que é o conjunto de seções demarcadas por ter um barramento de energia comum, contendo unidades de controle do motor, o que resulta na possibilidade de várias partidas de motores.

Eles são usados para acionamento de motores de corrente alternada trifásicos em baixa tensão, de 220 a 440 volts e os que acionam motores a uma tensão de 2300 a 15000 volts, nestes são utilizados contatores a vácuo e compartimentos separados.

Painel elétrico de comando e controle

O painel elétrico de comando e controle é utilizado para coordenar uma máquina ou um equipamento.

Logo na montagem do painel elétrico de comando e controle são inseridas chaves eletrônicas, inversores, contatores, controlador lógico programável  (CLPs) e dispositivos de entrada de sinais, como sensores e medidores. O intuito é controlar outros dispositivos eletrônicos.

Painel elétrico para acionamentos – Drives

Similar ao painel Centro de Controle de Motores, o painel elétrico para acionamentos contém conversores (CC-CC, CC-CA ou CA-CC) a fim de acionar e controlar motores elétricos.

  • Conversor CC/CC: conhecido também como chopper, é o conversor que recebe corrente contínua e libera outra corrente contínua com amplitude maior ou menor;
  • Conversor CC/CA: recebe tensão contínua e libera tensão alternada com controle de amplitude e frequência, usado em circuitos de painéis solares e em no-break;
  • Conversor CA/CC: conhecido como retificador, recebe tensão alternada e fornece tensão contínua, sendo monofásicos, trifásicos ou n-fásicos. Este painel elétrico para acionamentos é destinado para controle de processo utilizado para comando de ar condicionado, linhas automotivas e controle de bombas.

Como montar um painel elétrico?

painel eletrico eletricista

De uma forma geral, a montagem de um painel elétrico é muito complexa e necessita de um profissional da área que tenha os conhecimentos técnicos, como dimensionamento de instalações elétricas e componentes eletroeletrônicos, além de ser capaz de configurar e programar componentes automatizados.

Todo esse comprometimento é para que o projeto elaborado possa ser feito com eficácia e segurança.

É necessário que os componentes sejam instalados seguindo, claro, todas as regras e normas.

Além disso, é preciso considerar as diversas formas construtivas dependendo do projeto, aplicação e local.

A seguir, citaremos quatro tipos que mais se destacam:

Painel elétrico com montagem armário

Este é um modelo cuja estrutura é de uma coluna fechada e com soleiras para contato com o piso, que podem ser fixadas no piso ou somente colocadas.

Também pode ser reconhecido como autoportante, o que significa que é capaz de se suportar sem precisar de apoio. Em seu interior pode ser incluído várias seções, subseções ou compartimentos.

Painel elétrico com montagem multicolunas

O painel elétrico com montagem multicolunas nada mais é que a combinação de diversos painéis do tipo armário unidos. Normalmente são instalados em locais que centralizam a distribuição de energia ou acionamento de máquinas elétricas.

Painel elétrico com montagem mesa

O painel elétrico com montagem mesa foi pensado para acionamento e controle de máquinas como púlpitos de operação.

Pense como uma mesa de operação em monobloco. O console é formado por módulos superiores e inferiores, e ainda possui passagem livre para cabos entre os módulos.

Painel elétrico com montagem fixada

O painel elétrico com montagem fixada foi pensado mais para espaços pequenos, assim, sua estrutura é fixada em paredes, equipamentos ou colunas.

Diferenças entre painel elétrico TTA e PTTA

painel eletrico distribuicao

Os painéis são considerados um conjunto de manobra e controle de baixa tensão e a diferença está no tipo de testes realizados nos dois modelos.

Antes de falarmos sobre a diferença entre painel elétrico TTA e PTTA, é importante citar a principal norma que rege a fabricação de deles, a NBR IEC 60439-1:2003 Conjuntos de Manobra e Controle de Baixa Tensão (Low-Voltage Switchgear and Controlgear Assemblies).

Esta norma foi atualizada para a Norma ABNT NBR IEC 61439-1:2016 Versão Corrigida:2017 e iniciou uma tendência de extinção do conceito TTA/PTTA.

TTA

O TTA vem do termo inglês “ Type-Tested Assemblies”, ou seja,  um Tipo totalmente testado. Este painel é  um sistema estabelecido, sem desvios que influencia o desempenho ao conjunto verificado conforme a norma ABNT NBR IEC 60439-1.

É preciso salientar que algumas montagens podem ocorrer fora da fábrica do produtor do TTA, por alguns pontos específicos, por exemplo, produção ou transporte, quando isso acontece o conjunto é fornecido quando finalizado a montagem conforme instruções do fabricante.

PTTA

O painel PTTA  “PartiallyType-Tested Assemblies”, cuja tradução livre é tipo parcialmente testado, possui lista de ensaios a serem atendidos, porém os ensaios de curto-circuito e elevação de temperatura podem ser extrapolados, por exemplo por meio de cálculo de conjuntos similares.

A obrigatoriedade legal do pleno atendimento a todos os requisitos da norma se deve principalmente em virtude das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho – NR10, onde nos itens 10.1.2 e 10.3.8, que basicamente se refere aos projetos e montagens que devem atender as regulamentações técnicas oficiais, observando-se as normas técnicas.

Além da NR10, também temos o Código de Defesa do Consumidor Lei n. 8.078 Art. 39 Parágrafo VIII, que basicamente descreve como prática abusiva colocar no mercado qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais, neste caso a ABNT.

Ensaios de rotina realizados em um painel elétrico

Os painéis elétricos passam por uma rotina de ensaios, após a montagem, para que possam detectar falhas em materiais e na fabricação. Todos os conjuntos ou unidades são inspecionados.

Faz parte destes ensaios:

  • Inspeção do conjunto, inclusive inspeção da instalação elétrica e, se necessário, ensaio de funcionamento elétrico;
  • Um ensaio dielétrico;
  • Verificação das medidas de proteção e da continuidade elétrica do circuito de proteção.

Qual a faixa de preços dos diversos tipos de painéis elétricos disponíveis no mercado?

painel eletrico corrente

Como vimos até aqui, existem diversos tipos de painéis elétricos e, consequentemente, os valores também variam bastante.

De modo geral, é possível encontrar painel elétrico na faixa de R$ 700,00 a até R$ 1.000.000,00.

Mas é válido reforçar que precisa ser considerado qual painel é o ideal para o seu investimento.

Saiba mais sobre painel elétrico entrando em contato com a Engenharia Adequada

Desde 2015, a Engenharia Adequada promove as melhores soluções para gerar o maior nível de segurança possível na operação de máquinas e equipamentos, sem comprometer a produtividade.

E o Painel Elétrico NR 12 disponibilizado por nossa empresa  é um equipamento que permite que qualquer máquina ou equipamento possa ser operada de maneira segura pelo seu operador.

Por meio de circuitos elétricos projetados e componentes de confiança cumpre suas funções em polos fabris, indústrias, construções e empresas que utilizam máquinas e equipamentos para realizarem tarefas.

Para conhecer mais sobre os modelos de painéis elétricos disponíveis na Adequada, acesse o nosso site.

Conclusão

painel eletrico conexoes

Para concluir, é preciso contar com uma supervisão de qualidade e verificar vários fatores, dentre eles, a inspeção mecânica, identificação de equipamentos como componentes, seja na porta do quadro ou internamente.

Bom, acho que conseguimos reunir algumas informações e sugestões sobre o tema “Painel Elétrico”.

E não se esqueça de acompanhar o seu projeto para assegurar um resultado de excelência e confiabilidade.

Conte conosco! Nós, da Engenharia Adequada, estamos dispostos a ajudar com a nossa experiência.

Continue nos acompanhando para mais dicas de uso do kit de acessórios para painéis elétricos, seus componentes, assim como os serviços oferecidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts que você também pode gostar