Rele de seguranca nr12

rele de segurança

A Norma regulamentadora de nº 12 do Ministério do Trabalho estipula parâmetros de segurança relacionados a máquinas, equipamentos e seu uso. Uma de suas exigências é instalar dispositivos de proteção nas máquinas, como o relé de segurança NR12, que simplificadamente faz o gerenciamento de segurança das máquinas e equipamentos, funcionando para minimizar acidentes causados por falha no sistema elétrico de comando, na própria máquina ou no modo de operação.

relé de segurança NR12 é um dos componentes mais importantes para o funcionamento seguro e correto dos painéis elétricos NR-12, para que atinjam a cat. 3 ou cat. 4 de segurança. O relé de segurança NR12 tem como principal função fazer o monitoramento de todos os itens de segurança das máquinas e equipamentos. Esta supervisão é feita com alguns objetos de segurança como: chaves de segurança, sensores, botões de emergência, contatores em série e redundantes, portas e gradis de proteção, barreira de luz, tapetes de segurança.

A fim de inspecionar cada função de segurança, através de ligações e circuitos, os relés de segurança garantem a segurança completa da máquina ou instalação. O relé de segurança NR12 é um componente com redundância e circuito eletrônico, que pode ser classificado por três principais tipos de funcionamento: redundância, diversidade e autoteste.

Como é o funcionamento do relé de segurança nr 12 .

A construção de um relé de segurança NR12 é feita de forma redundante, com objetivo de caso tenham erros de ligação, não ocorra perda no papel de gerir a segurança. A composição do relé de segurança NR12 deve cumprir uma série de normas nacionais e internacionais, tais como:

  • NBR 13.759 (Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto)
  • NBR 14.153 (Segurança de máquinas – Partes de sistemas de comando relacionadas à segurança – Princípios gerais para projetos) para categoria de comando 4.
  • IEC 61.508 (Functional Safety of Electrical/Electronic/Programmable Electronic Safety-related Systems)
  • EN ISO 13.849-1-2006 (Safety-related parts of control systems-part 1- general principles for design)
  • IEC/EN 60204-1-2006 (Safety of machinery – Electrical equipment of machines)

Relé de Segurança NR12 geralmente é alimentado por uma tensão de 24V, proveniente de uma fonte ou transformador. Quando seu circuito eletro eletrônico é acionado, inicia-se o processo de monitoramento onde, caso seja acionado através de falhas nos componentes de segurança ou em fiações, o relé de segurança nr 12 faz com que a máquina interrompa o seu funcionamento até o defeito ser sanado, desta forma, não permite que a segurança seja burlada, pois só é possível iniciar um novo ciclo quando o problema é corrigido.

A Engenharia Adequada oferece serviços de adequação e produtos de qualidade, desde 2015 oferecendo soluções de adequação às normas regulamentadoras, a fim de garantir segurança e produtividade para indústrias e empresas com equipamentos e maquinários.

A EA conta com um time de profissionais qualificados e prontos para garantir o melhor produto e serviço para seu negócio.

Para saber mais sobre relé de segurança NR12 , fale conosco via telefone 31 3016-2010 ou via e-mail:

contato@adequada.eng.br (COLOCAREMOS UM LINK COM UMA CHAMADA PARA A LOJA VIRTUAL, ONDE VAI ESTAR VENDENDO O RELÉ).

Entre em contato com Rele de seguranca nr12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts que você também pode gostar