A área da engenharia é muito ampla e traz muitas possibilidades. Entre as disciplinas que podem ser estudadas temos a relacionada a área de projeto de máquinas, que está dentro da área de engenharia mecânica aplicada, onde é feito a elaboração técnica de uma máquina.
O objetivo principal ao elaborar projeto de máquinas é o aumento da produção, trazendo implementações de novos equipamentos, melhorias dos já existentes e ainda foco em segurança no trabalho, ergonomia e adequação das normas regulamentadoras, etc.
Esta é uma área complexa, que exige do profissional de engenharia um alto conhecimento acerca de teorias físicas, matemáticas e, claro, softwares diversos que costumam ser usados durante o projeto para que este chegue ao cliente da melhor forma possível.
Livros e mais livros da área foram lançados e falaremos de um específico ao longo deste texto para que você que deseja atuar nesta área tenha uma base de conhecimento necessária.
Você vai encontrar neste conteúdo também informações importantes sobre cada etapa que rege a elaboração do projeto de máquinas, mais detalhes dos softwares principais e como nós podemos te auxiliar neste processo. Boa leitura!
O que é um projeto de máquinas?
Para iniciarmos nossa conversa, primeiro, é preciso entender do que se trata um projeto mecânico. Este então, possui uma série de processos e informações a serem seguidas, onde o objetivo principal é atender às necessidades daquele que o encomendou, da maneira mais rápida, eficaz e com bom custo.
Para se ter uma ideia, normalmente o projeto de máquinas é feito pela equipe de PMO (Project Management Office) da Adequada, com apoio de softwares específicos para analisar, modelar e projetar máquinas. Entre essas ferramentas citemos: AutoCAD Solidworks, CNC e MATLAB. Falaremos sobre eles mais adiante.
Vale lembrar que todos projetos, antes de serem devidamente entregues, são feitos sob orientação de professores doutores da engenharia mecânica, e revisados por um engenheiro mecânico já formado.
Saiba mais sobre os objetivos deste projeto de máquinas e quem está capacitado para fazê-lo a seguir.
Qual o objetivo de um projeto de máquinas?
O projeto de máquina tem como objetivo o de aprimorar os processos dentro da produção, comumente usado para aumentar a produção por meio de alguns passos, como:
- Implementação de máquinas nos procedimentos;
- Melhorias dos equipamentos e maquinários existentes;
- Ergonomia das tarefas diárias;
- Adequação de normas;
- Uso da inovação; e
- Segurança no ambiente de trabalho, dentre outros.
É muito importante fazer tal projeto de máquinas com uma equipe altamente capacitada, pois isso garante o cumprimento adequado de todas as etapas necessárias e uma entrega realmente eficaz e de qualidade.
Por esta razão, busque pesquisas por bons profissionais e empresas sérias como a Engenharia Adequada. A seguir você saberá mais sobre a pessoa habilitada para elaborar um projeto como este. Siga a leitura!
Quem é o profissional capacitado para elaborar projeto de máquinas?
Para se fazer um bom projeto mecânico, é preciso que o profissional responsável tenha conhecimentos amplos com relação a área de Engenharia Mecânica, visto que é preciso saber, por exemplo, como o movimento desejado chega a ser atingido por meio de mecanismos.
Além dos efeitos em materiais empregados em peças, seleção de elementos dos maquinários adequados e desenvolvimento de modelos através de softwares.
Isso porque, os projetos de máquinas atualmente se utilizam da física unida à computação para uma melhor, e mais rápida, criação e desenvolvimento de projetos.
Durante o procedimento costuma-se usar programas de desenho assistido por computador (CAD) e simuladores mecânicos/aerodinâmicos para fazer economia e correção e prevenção de possíveis falhas que venham ocorrer.
Neste caso, o profissional precisa conhecer teorias físicas, matemáticas, além de tecnologia para desenhos de máquinas e computação. Por isso que são estudados nesta área as seguintes questões: :
– Teoria dos Mecanismos;
– Estática e Dinâmica Aplicada;
– Elementos de Máquinas;
– Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas;
– Máquinas, Motores e Equipamentos;
– Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânico;
– Controle de Sistemas Mecânicos;
– Aproveitamento de Energia.
Vamos entender melhor sobre a elaboração de um projeto de máquinas no tópico a seguir. Prossiga!
Como elaborar um projeto de máquinas?
Quando falamos em projeto de máquinas, estamos falando de um projeto complexo que exige algumas etapas para ser bem elaborado, como uma reunião diagnóstica, análise de viabilidade, atribuição, uma metodologia ágil, dimensionamento e desenvolvimento de mecanismos, desenhos 3D e 2D, comunicação e verificação e, finalmente, a entrega.
Abaixo vejamos mais detalhes sobre cada uma destas etapas. Acompanhe!
– Reunião diagnóstica
A reunião diagnóstica é a primeira etapa para elaborar um projeto de máquinas, pois é feita uma conversa com o então cliente para entender suas necessidades e saber o que ele busca com determinado projeto. Geralmente a empresa convoca para participar desta reunião junto com a equipe de Projetos, a área Comercial.
Durante esta reunião, o cliente em potencial apresenta para a equipe os motivos para elaboração do projeto mecânico, como aumento da produção e melhorias no processo e nas máquinas e equipamentos, por exemplo.
Depois disso, a equipe que ficará responsável por dar vida a tal projeto faz algumas perguntas para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham surgido e obter o máximo de informações. Entre estas questões temos: “Qual será a urgência do projeto?”, “Onde vocês colocarão o equipamento/máquina?”, entre outros.
– Análise de viabilidade
Após a coleta de informações durante a reunião diagnóstica com o possível cliente, a equipe estabelecerá um prazo para partir para a próxima etapa: a análise de viabilidade.
Para isso, a equipe se reúne internamente e levanta todos os prós e contras do projeto de máquinas em questão, colocando na balanço os atribuídos pesos. Só após esse brainstorming da equipe, determina-se a viabilidade ou não do projeto.
Mas quais podem ser estes prós e contras de um projeto de máquinas? Bom, aqui podemos citar
- A própria experiência e capacitação dos profissionais envolvidos;
- Se este é um projeto único ou se há semelhantes no mercado;
- Sua complexidade;
- Disposição de um suporte técnico;
- Necessidade de se fabricar componentes;
- Se será preciso fechar parcerias com outras companhias;
- Automação dos processos;
- Prazos para desenvolvimento (se há urgência ou não);
- Custo e retorno financeiro para a empresa (custo-benefício); entre outros.
Caso seja preciso, a equipe poderá propor para o possível cliente o que chamamos de “pré-projeto” – este serviço onde se elabora um projeto minimalista, contendo apenas as principais características do projeto principal. Se utilizando ainda de modelagem para visualizar o que seria o projeto final.
Com este “projeto exemplo” o cliente e a empresa podem fazer a análise completa e mais detalhada de viabilidade, visto que a profundidade com que são feitos estes estudos primários. É um serviço muito interessante para aqueles que desejam trazer algo inovador para o mercado e querem ver claramente como ficaram suas ideias, antes de iniciá-las.
– Atribuição
A atribuição é o terceiro passo para a elaboração de um projeto de máquinas. Chegamos nesta etapa após a reunião diagnóstica e análise de viabilidade que considerou o projeto apresentado como viável. Portanto, é atribuída tal execução do projeto para a equipe especialista.
Estes profissionais responsáveis por elaborar o projeto contarão com o apoio de um Gestor de Projetos, a fim de potencializar as atividades por meio de metodologias de gerenciamento de projetos. Isso ajudará a todos a cumprirem com os prazos estabelecidos e previstos no contrato.
Considerando sua extrema importância para a boa e rápida execução do projeto, vamos partir direto para a próxima etapa que trata exatamente dessas metodologias aplicadas. Veja!
– Metodologia ágil
Dentre as muitas metodologias que um gestor pode aplicar durante o gerenciamento de projetos, a metodologia mais comum é a Scrum. Neste método, o projeto é dividido em objetivos menores, chamados de Sprint’s.
Com tais objetivos concluídos, o maior objetivo que, no caso, é concluir o projeto, é alcançado com êxito.
Ao aplicar esta metodologia, a equipe também consegue manter o cliente ciente de cada etapa que for sendo concluída, pois ele pode receber uma entrega de tudo que foi feito ou está sendo feito nestas etapas, até a entrega final do projeto de máquinas acontecer.
– Dimensionamento e desenvolvimento de mecanismos
Durante o projeto de máquina, todas as suas variáveis são estudadas pela equipe, ou seja, são feitos cálculos e simulações da engenharia, com o objetivo de alcançar o grau de precisão que foi estabelecido.
Pode-se considerar a etapa de dimensionamento e desenvolvimento de mecanismos uma das mais importantes do projeto. Por isso, é solicitado o auxílio de professores doutores em engenharia e engenheiros já formados.
A tecnologia também faz parte desta etapa, visto que para alcançar tal precisão são usados softwares como Solidworks, que permitem uma visão dos esforços que os componentes do projeto podem sofrer ao longo de sua elaboração.
– Desenho 3D e 2D
Como dito anteriormente, a tecnologia é usada para aprimorar a visão do projeto e nesta etapa são feitos desenhos 3D e 2D por meio dos softwares, necessitando dos profissionais responsáveis conhecimento destas ferramentas.
É através destes desenhos que podemos ver o projeto finalmente ganhando forma (modelagem). Assim, os fabricantes de projetos mecânicos conseguem ter em mãos uma simulação e fabricar o projeto de acordo com o que veem.
Lembra que falamos que na metodologia Scrum o cliente pode ficar ciente de como está indo cada etapa, recebendo “pedaços” do projeto? Então, esta etapa faz parte dos possíveis pedaços que podem ser entregues do projeto, pois ao ver a simulação o cliente decide junto ao fabricante se continua ou não com ele.
– Comunicação e verificação
Como visto, a comunicação com o cliente é constante durante todas as etapas do projeto, a fim de se verificar todos os detalhes e ajustá-los se preciso. Ao final, a entrega eficaz está garantida se for feito desta forma. Tal comunicação contínua ao terminar cada etapa deve estar prevista em contrato.
– Entrega
E finalmente chegamos a última etapa: a entrega completa do projeto ao cliente. É nesta etapa que busca-se satisfazê-lo em tudo que foi proposto lá no início. Em caso de dúvidas ou demais questões a equipe deve se colocar à disposição dele, podendo auxiliá-lo ainda na busca por um possível fabricante do projeto mecânico.
Quais são os principais softwares utilizados na elaboração de um projeto de máquinas?
Nós abordamos ao longo do conteúdo o quanto é importante o profissional que irá executar um projeto de máquinas entender de computação e demais tecnologias, considerando que são usados softwares para uma melhor experiência durante a elaboração do projeto. Vamos conhecer mais sobre os principais a seguir:
– AutoCAD
O AutoCAD trata-se de um software de CAD (projeto auxiliado por computador), usado geralmente para criar desenhos em 3D e 2D de forma precisa, por engenheiros, arquitetos e profissionais da área da construção, por exemplo.
– Solidworks
Citamos muito este software por aqui, pois quando falamos em SolidWorks Cad 3D nos referimos também a uma solução de criação de desenhos técnicos em CAD. Este é bem completo, nos disponibilizando não só a criação do projeto e simulação do projeto, mas a estimativa de custo, verificações de manufatura, CAM, projetos sustentáveis, entre outros.
– CNC
A programação CNC (Programação de Controle Numérico por Computador) é usada por fabricantes para a elaboração de instruções de programa de computadores, controlando uma máquina-ferramenta. A CNC está atrelada ao processo de manufatura e tende a gerar melhorias na automação e flexibilidade.
– MAT LAB
O software MATLAB traz a união de um ambiente de desktop para fazer análises interativas e de processos de design, com uma linguagem de programação que expressa matemática e a matriz, de forma direta. Ou seja, ele automatiza o trabalho, pois permite enxergar como os diferentes algoritmos funcionam com seus dados.
Curiosidade: Livro “Projeto de máquinas: uma abordagem integrada”
O livro “Projeto de máquinas: uma obra integrada”, do engenheiro e professor americano Robert L. Norton foi lançado pela primeira vez em 2003, com base na experiência do próprio em sala de aula por duas décadas, oferecendo assim, os conceitos básicos da disciplina de Engenharia Mecânica e estudos de caso.
Ou seja, como o próprio nome sugere, o livro é minucioso trazendo uma abordagem integrada e atualizada sobre a temática. É um guia muito bom para quem precisa adquirir conhecimento acerca de um projeto de máquinas, unindo a teoria e a prática em um só conteúdo.
É um ótimo livro para quem desejar fazer um bom projeto de máquinas e você pode encontrá-lo facilmente na internet.
Conheça a Engenharia Adequada e saiba como pode te ajudar em um projeto de máquinas
Como dissemos mais acima e é sempre necessário reforçar, um projeto de máquinas exige muitas etapas e, por este motivo, necessita que seja feito por profissionais capacitados como da equipe da Engenharia Adequada.
Assim, garantimos o cumprimento de todos os passos durante o projeto até a entrega, permitindo que a idealização deste projeto seja materializada de forma realmente profissional.
O desenvolvimento segue um método eficaz que cumpre os requisitos necessários e gera uma maior satisfação de quem encomendou o projeto. Além do mais, promovemos otimizações de projetos que já existem, automatizamos processos e temos a maior vantagem diante do mercado que é a garantia de uma real redução de custos.
Conheça mais sobre nós e como podemos te ajudar a elaborar este projeto mecânico, clique aqui!
Conclusão
Ao longo deste texto entendemos que a área da engenharia mecânica, que engloba o projeto de máquinas, possui uma série de processos e informações a serem seguidas, onde o objetivo principal é atender às necessidades daquele que o encomendou, da maneira mais rápida, eficaz e com bom custo.
Normalmente o projeto de máquinas é feito pela equipe de PMO (Project Management Office) da Engenharia Adequada, com apoio de softwares específicos para analisar, modelar e projetar máquinas. Entre essas ferramentas nós citamos as principais: AutoCAD Solidworks, CNC e MAT LAB.
Outro ponto importante que não deixamos de destacar é que todos projetos, antes de serem devidamente entregues, são feitos sob orientação de professores doutores da engenharia mecânica, e revisados por um engenheiro mecânico já formado.
Isso porque, como acompanhamos, são muitas as etapas a serem concluídas até a entrega final – iniciando por uma reunião diagnóstica com o cliente, a fim de entender melhor o que ele espera do projeto e qual o objetivo.
Uma análise interna para saber se este é viável ou não; em caso positivo, a atribuição do projeto aos responsáveis; a aplicação de uma metodologia ágil por parte do gestor de projetos; dimensionamento e desenvolvimento de mecanismos; desenhos do projeto em 2D e 3D e a comunicação em todos os passos com o cliente para ir verificando e ajustando-o conforme necessidade.
Não é para menos que os profissionais precisam ter um amplo conhecimento, lendo livros como “Projeto de máquinas: uma obra integrada”, do engenheiro e professor americano Robert L. Norton que trouxemos aqui. Eles ainda precisam ter ciência de teorias físicas, matemáticas, além de tecnologia para desenhos de máquinas e computação.
Por fim, você compreendeu a importância e o objetivo principal de um projeto de máquinas que é o de automatizar processos e saiba que você pode implementar o seu junto a Engenharia Adequada.
Acesse o nosso blog para saber mais!