Você sabe o que significa quando falamos sobre “painel NR12”?
Já até mencionamos aqui no blog o quanto a Norma Regulamentadora 12 é importante. Isso porque, ela é uma das normas mais essenciais em questão de segurança dos trabalhadores operacionais.
No entanto, há ainda a dúvida do porquê as empresas devem prestar atenção nesta e outras normas regulamentadoras. Um fato é que o Brasil é o quarto no ranking mundial de acidentes de trabalho, o que indica que este é o tema que ainda precisa ser muito debatido entre profissionais e empregadores.
Outra questão é que, por mais que gere muitas vagas de emprego e ajude na movimentação econômica do país, o setor industrial está na lista dos que mais geram acidentes, o que acaba gerando certa insegurança para os colaboradores que atuam nesta área. Tornando assim, as chamadas NRs essenciais na garantia de saúde e segurança para eles e quem os emprega.
Por este motivo, neste conteúdo traremos mais detalhes sobre este importante documento para que você entenda para o que ele realmente serve e o tamanho de sua importância. Além disso, ficaremos em quais são as normas e especificações para os painéis elétricos da NR-12.
Boa leitura!
O que é um painel NR12?
Como já mencionamos anteriormente por aqui, é sempre bom reforçar: a Norma Regulamentadora 12 traz como principal objetivo garantir medidas favoráveis à segurança e saúde dos colaboradores de uma empresa. Para que essa meta seja alcançada, ela então, faz exigências com relação a proteção individual, coletiva e ainda administrativa.
Entre os problemas visados por esta norma estão a prevenção de amputações, lesões, explosões, incêndios, choques e outros tipos de acidentes em instalações e com máquinas elétricas.
Ela ainda traz questões relacionadas às distâncias corretas entre um maquinário e outro e como os pisos precisam ser resistentes, além de bem nivelados e limpos – os livrando de resíduos como óleos ou graxas, por exemplo. Fora isso, a NR-12 também traz como destaque os quadros de energia que vem sempre fechados, em bom estado e com boa sinalização.
Como visto, resumidamente, a NR-12 traz medidas preventivas que tendem a garantir maior segurança aos profissionais que operam máquinas e equipamentos. E quando ampliamos tal segurança, entramos nos chamados “Painéis Elétricos NR-12” que são equipamentos que permitem que qualquer máquina ou equipamento possa ser operada de maneira segura pelo seu operador.
O que é a NR12 e do que ela trata?
Basicamente, a NR12 trata-se de uma norma que define quais são as medidas de proteção obrigatórias que as companhias precisam ter em mente, como forma de preservar a saúde e a integridade física dos colaboradores que ali atuam e que lidam com maquinário em sua rotina de trabalho diária.
Como podemos notar, a NR 12 tem como principal objetivo proteger a integridade física, saúde e bem-estar do colaborador. Por este motivo, esta norma estabelece algumas ações que devem ser adotadas pela empresa.
De acordo com o próprio texto da norma, suas definições se referem à
“Referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas”.
Sendo assim, podemos destacar que qualquer atividade profissional que tenha interação com máquinas e equipamentos deve obedecer à NR 12 e que ao fazer isso, a empresa está garantindo aos seus funcionários segurança no ambiente de trabalho, principalmente quando falamos em montagem e operação de máquinas de diversas naturezas, em ambientes comerciais, industriais e afins.
Para que serve um painel elétrico NR12?
Considerando que a NR-12 é uma norma que surgiu com o intuito de garantir a saúde e segurança dos colaboradores que operam máquinas e equipamentos. Fica claro que os painéis elétricos têm o seu papel definido nestas medidas de prevenção, certo?
Conforme apontado pela própria Engenharia Adequada atrás os painéis elétricos NR-12 tem como principal papel administrar a energia dos sistemas seguindo recomendações de normas técnicas em sua composição e componentes. Normalmente, os painéis elétricos NR 12 são produzidos com chapas metálicas e possuem portas para manter a segurança do equipamento.
Qual a importância dos painéis elétricos para a segurança do trabalho?
Os painéis elétricos tratam-se de equipamentos usados por grandes indústrias com o objetivo não só de garantir maior segurança na operação de máquinas e equipamentos, como também otimizar a produção e consumo, o que pode gerar uma redução de cerca de 50% nos gastos com energia elétrica.
Todos os painéis elétricos recebem e fazem a distribuição de sua energia elétrica para toda a indústria, no caso. Ou seja, sua principal função é a de proteger a instalação elétrica, por meio de dispositivos considerados especiais. Isso, por sua vez, ajuda a cumprir com o objetivo da NR-12 de evitar acidentes como sobrecarga, sobretensão ou até incêndios.
Desta maneira, portanto, estes painéis elétricos industriais tem o poder de garantir mais automatização do processo, o otimizando e o tornando mais seguro para quem está a frente dele.
Destacamos ainda que os softwares usados não podem permitir falhas no sistema, visto que isso acabaria por parar toda a cadeia de produção, prejudicando a empresa. Isso o faz beneficiar tanto os colaboradores quanto os empresários.
Tipos de painel NR12
Antes de falarmos dos tipos de painéis da NR-12, é importante ressaltar que ela descreve em seu conteúdo três tipos distintos de sistemas de segurança, no item 12.38: Proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados ou intertravados.
Comentamos anteriormente da categorização de segurança que funcionava da seguinte forma, de acordo com a norma ABNT NBR 14153: B, 1, 2, 3 ou 4. Neste tópico, nos aprofundaremos ainda mais neste tema. Confira!
Categoria 2 ou PL ‘c’
Segundo texto da NR-12, a categoria 2 é onde “a função de segurança é verificada em intervalos pelo sistema: a) a ocorrência de um defeito pode levar a perda da função de segurança entre as verificações; e b) a perda da função de segurança é detectada pela verificação”.
Categoria 3 ou 4 ou PL ‘d’ ou ‘e’
De acordo com NR-12, a categoria 3 “é quando o comportamento de sistema permite que: a) quando ocorrer o defeito isolado, a função de segurança sempre seja cumprida; b) alguns, mas não todos, defeitos sejam detectados; e c) o acúmulo de defeitos não detectados leve à perda da função de segurança”.
Enquanto que a categoria 4 diz respeito “às partes dos sistemas de comando relacionadas à segurança devem ser projetadas de tal forma que:
- a) uma falha isolada em qualquer dessas partes relacionadas à segurança não leve à perda das funções de segurança, e
- b) a falha isolada seja detectada antes ou durante a próxima atuação sobre a função de segurança, como, por exemplo, imediatamente, ao ligar o comando, ao final do ciclo de operação da máquina. Se essa detecção não for possível, o acúmulo de defeitos não deve levar à perda das funções de segurança”.
Painéis elétricos NR12 fornecidos pela Engenharia Adequada
Você sabia que a Engenharia Adequada é a líder brasileira em adequação NR-12. Afinal, já são mais de 5.200 Painéis Elétricos NR-12 entregues em 24 estados do Brasil.
Outro ponto interessante que devemos destacar é o fato de todos os nossos Painéis Elétricos NR-12 virem acompanhados de uma documentação completa e necessária ao usuário como um Manual de Instruções, A.R.T e Diagrama Elétrico. E o melhor, se tiver algum problema com o painel, você tem a garantia de um ano.
Confira mais detalhes de alguns dos nossos painéis:
A categoria 2 diz respeito a partida direta de um motor elétrico, agrega o Rearme Manual para aprimorar com maior rigor o monitoramento de segurança e o comando em 24Vca. É nesta categoria que os sistemas de segurança passam por alguns testes que são capazes de detectar falhas nos dispositivos relacionados à segurança do equipamento.
Por isso, o modelo PEC2/X1 é uma excelente alternativa para fazer adequação NR-12 de máquinas com categoria 2 de segurança, tais como Betoneiras, Furadeiras de coluna e bancada, argamassadeiras, misturadores em geral e muitas outras máquinas.
Já em relação a categoria 3, Painéis elétricos NR12 – PNC2-LD +: este modelo de painel elétrico é fundamental para que atinja a categoria 3 e 4 de segurança, pois trata-se de um painel versátil.
O modelo PNE 2-LD-1 E também é um ponto de partida para que um equipamento atinja a categoria 3 ou 4 de segurança. Isso porque, ele faz a partida direta de um motor ou sistema elétrico, com sua versatilidade pode ser aplicado em diversas situações. Solução universal para adequação NR-12 em grande gama de máquinas e equipamentos.
As especificações da norma de painéis elétricos NR12
Conforme já relatado em demais conteúdos sobre a NR-12 e o seu papel. Temos algumas especificações com relação aos painéis elétricos da norma. São elas:
- Botões de emergência que parem as máquinas de imediato;
- Proteção contra corrente do motor;
- Ter em sua composição materiais não inflamáveis;
- Operar em extrabaixa tensão;
- Cumprir as exigências da apreciação de riscos.
A seguir te mostraremos caminhos para saber qual é o painel NR-12 adequado para determinada máquina ou equipamento. Siga a leitura!
Como saber qual é o painel NR12 adequado a determinada máquina ou equipamento?
De acordo com a NR-12, no item 12.3.5, “os quadros ou painéis de comando e potência das máquinas e equipamentos devem atender aos seguintes requisitos mínimos de segurança:
- a) possuir porta de acesso mantida permanentemente fechada, exceto nas situações de manutenção, pesquisa de defeitos e outras intervenções, devendo ser observadas as condições previstas nas normas técnicas oficiais ou nas normas internacionais aplicáveis;
- b) possuir sinalização quanto ao perigo de choque elétrico e restrição de acesso por pessoas não autorizadas;
- c) ser mantidos em bom estado de conservação, limpos e livres de objetos e ferramentas;
- d) possuir proteção e identificação dos circuitos; e
- e) observar o grau de proteção adequado em função do ambiente de uso”.
Como é feita a instalação de um painel NR12?
Primeiramente, é indicado que procure um profissional habilitado, ou melhor, uma empresa especialista no assunto para fazer a instalação desses painéis, considerando seus riscos. Abaixo você confere alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de fazer esta escolha. Veja!
Qual o profissional apto a realizar a instalação de painel NR12?
Conforme apontado no item 12.5.2.1 da NR-12, “a instalação de sistemas de segurança deve ser realizada por profissional legalmente habilitado ou profissional qualificado ou capacitado, quando autorizado pela empresa”.
Considerando, por exemplo, que o laudo da NR-12 só pode ser emitido por um profissional em engenharia e pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho. Afinal, ele precisa ter experiência no assunto para fazer a análise e instalação da forma correta.
Normas para montagem de painéis elétricos
Quando falamos em normas para montagem de painéis elétricos, nós podemos citar cinco. São elas: As normas que orientam a construção de painéis elétricos são:
- NBR IEC 60439-1 ou sua substituta NBR IEC 61439-1 – que diz respeito ao conjunto de manobra e controle de baixa tensão;
- NBR IEC 62271-200 – já é o oposto da anterior, sendo um conjunto de manobra e controle de alta tensão (de 1KV a 52 KV);
- NR-10 – que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade;
- NBR 5410 – responsável por Instalações elétricas de baixa tensão; e a
- NBR 14039 – que cuida das Instalações elétricas de média tensão (1,0 kV a 36,2 kV, aproximadamente).
Qual a forma mais segura de se operar uma máquina por painel NR12?
Eu sei que esta é uma pergunta muito importante, se não a mais importante até aqui. Afinal, o que temos reforçado desde o começo deste texto é o quanto a NR-12 faz esforços a fim de garantir a segurança de máquinas e equipamentos e que os painéis elétricos, por sua vez, tem seu papel nestas ações preventivas.
Mas como fazer da operação de uma máquina por painel NR-12 a mais segura possível?
Bom, o primeiro ponto a ressaltar é que, segundo as normas descritas no tópico anterior relacionadas a montagem de tais painéis, todos eles devem passar por testes como de temperatura, grau de proteção, propriedades dielétricas, curto-circuito, entre outros. Isso ajuda a garantir esta segurança tão necessária.
Além do mais, estes painéis também costumam ter ensaios rotineiros como de tensão aplicada à frequência industrial, resistência de isolamento, visuais, etc. O que potencializa ainda mais o seu desempenho seguro.
Ainda de acordo com a NR12, em seu item 12.2.6 “as máquinas estacionárias devem possuir medidas preventivas quanto à sua estabilidade, de modo que não basculem e não se desloquem intempestivamente por vibrações, choques, forças externas previsíveis, forças dinâmicas internas ou qualquer outro motivo acidental”.
Conheça os painéis elétricos e demais serviços NR12 da Engenharia Adequada
A Engenharia Adequada é especialista em desenvolver trabalhos de alta qualidade e que estejam em conformidade com a NR-12. Afinal, esta é a norma a qual possuímos maior aprofundamento e que até mesmo oferecemos cursos a respeito.
Levando em conta a legislação vigente, nós fazemos do projeto a montagem dos painéis para a adequação de máquinas e equipamentos da NR-12. Alguns modelos de Painéis Elétricos NR-12 da Adequada já foram destacados ao longo deste conteúdo como: modelo PEC2/X1, Painéis elétricos NR12 – PNC2-LD + e modelo PNE 2-LD-1 E.
E falando em nossos cursos, temos diversos cursos e treinamentos para Norma Regulamentadora 12. Aqui na Engenharia Adequada, por exemplo, oferecemos cursos de formação sobre as NR`s e suas aplicações, e treinamentos para operação segura de máquinas e equipamentos.
Além disso, fazemos a promoção de palestras para desmistificação e conscientização da adequação da NR 12, importância da segurança em equipamentos e máquinas, fora os riscos de não implantação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, pudemos notar que os painéis elétricas tratam-se de equipamentos usados por grandes indústrias com o objetivo não só de garantir maior segurança na operação de máquinas e equipamentos, como também otimizar a produção e consumo, o que pode gerar uma redução de cerca de 50% os gastos com energia elétrica.
Considerando que a NR-12 é uma norma que surgiu com o intuito de garantir a saúde e segurança dos colaboradores que operam máquinas e equipamentos. Fica claro que os painéis elétricos têm o seu papel definido nestas medidas de prevenção.
Ou seja, os painéis elétricos NR-12 tem como principal papel administrar a energia dos sistemas seguindo as recomendações de normas técnicas em sua composição e componentes. Normalmente, os painéis elétricos NR 12 são produzidos com chapas metálicas e possuem portas para manter a segurança do equipamento.
Aqui na Engenharia Adequada sempre priorizamos a segurança e saúde dos indivíduos. Por isso, temos muitos conteúdos relacionados à temática, focando no setor industrial. Não é para menos, que passamos para você informações do que são os painéis elétricos, mas também como fazer a instalação deles e garantir esta segurança na sua companhia.
Convidamos você a saber mais sobre nosso painel elétrico devidamente regulamento com a NR12 acessando a loja virtual da Adequada.
Ressaltamos para que não deixe de estudar a NR 12 por estar em constante atualização. Apenas desta forma você garante que a sua companhia está no caminho certo e protegida por lei, com colaboradores em segurança. Nas nossas redes sociais postamos muito sobre esta e outras normas, nos acompanhe por lá! E saiba mais sobre os nossos produtos acessando o site da loja.