O sonho de todo mundo é, sem dúvidas, conquistar a sua casa própria – se não de todos, posso dizer que da maioria, certo? Sabendo disso, hoje vim falar de um sistema construtivo, que por mais que não seja tão popular em nosso país, vem ganhando espaço aos poucos: o steel frame.
Este tipo de sistema usado em construções é feito com uso de estruturas de aço para ser a base da obra a ser realizada (steel significa justamente “aço” em inglês). Este tipo de sistema pode parecer novo para nós, mas na verdade, seu surgimento data de 1850 nos Estados Unidos e Inglaterra.
Por trazer muitas vantagens como mais agilidade em obras e entrega de qualidade, visto que é popular por usar uma construção a seco altamente resistente, o Steel Frame é conhecido ao redor do mundo e, com certeza, está revolucionando a construção civil no Brasil.
Se você já se interessou sobre esse sistema, leia este conteúdo até o fim. Pois, além de mostrar as inúmeras vantagens de seu uso, vamos falar de suas desvantagens também (afinal, tudo tem dois lados não é mesmo?), características, estruturas, aplicação e, claro, as normas que regem este tipo de sistema.
Boa leitura!
O que é steel frame?

O Steel Frame ou, como também é conhecido, Light Steel Frame trata-se de um sistema de construção industrializado e racionalizado, muito popular no exterior. Isso porque, ele possui estruturas de aço galvanizado, sendo fechado por placas que podem ser de: cimentícias, de madeira, drywall, etc.
Sua composição inclui o fechamento externo, inter.no e de isolantes termoacústicos. Podemos dizer que o principal diferencial do uso deste sistema em uma obra é a sua limpeza, visto que ele não usa água e trabalha a construção seca, que o tornou ainda mais conhecido.
E mais, a precisão também é o seu ponto forte, pois utiliza-se tanto de cálculos quantitativos dos materiais a serem usados quando da execução. Isso garante dimensões claras definidas por projeto, dispensando cortes de peças – o que resulta em pouco ou nada de resíduos gerados e ainda no barateamento e rapidez da construção.
– Qual a diferença entre drywall e steel frame?
Apesar de visualmente serem parecidos, quando falamos em Steel Frame e Drywall é preciso falar sobre suas diferenças para que não haja confusão. Confira quais são elas neste tópico!
Como dito anteriormente, o Steel Frame diz respeito a um sistema construtivo industrializado e racionalizado. Como seu nome sugere, ele se utiliza de estruturas de aço galvanizado, sendo fechado por placas que podem ser de: cimentícias, de madeira, drywall, etc.
Difere-se, portanto, do chamado Drywall que – por sua vez – refere-se a um sistema de vedação que costuma usar do aço galvanizado mais em sua sustentação.
Ou seja, enquanto o Steel Frame usa-se do aço galvanizado para sua estruturação, o Drywall é somente um sistema de vedação, não estrutural – ou seja, não aguenta cargas da edificação.
Vale ressaltar aqui outros pontos de diferenças entre Drywall e Steel Frame como:
- Steel Frame é formado por uma chapa galvanizada de aço estrutural. Já o Drywall não possui resistência estrutural, mas uma resistência mínima;
- O Drywall costuma ser usado em construções internas como vedações, enquanto que o Steel Frame é ideal para construções maiores e mais robustas devido à sua capacidade de resistência.
Como é composta uma estrutura de steel frame?

Agora que já entendemos a importância e o que é o steel frame, além de sua diferença com relação ao drywall. Vejamos neste tópico a composição de uma estrutura deste sistema que inclui paredes internas e paredes externas.
Vale ressaltar que, por não fazer uso de tijolos em sua construção, o Steel Frame se difere da alvenaria. Entretanto, seu resultado visualmente é semelhante a ela, mas com maior precisão e qualidade. Veja mais detalhes a seguir!
– Paredes internas
As paredes internas costumam ser chamadas de Drywall, como ressaltamos mais acima. Elas são feitas com gesso acartonado (muito usado nos EUA, geralmente). Suas emendas das placas são eliminadas com uma fita microperfurada com massa niveladora, que já é exclusivamente para isso (chama-se tratamento das juntas).
Só após este tratamento que as paredes podem ser pintadas, receber textura ou outro tipo de revestimento como pedras, porcelanato ou madeira. Olhando uma primeira vez pode não se ver diferenças, mas os mais detalhistas vão notar que a parede ficará mais lisinha e precisa referente ao esquadro e prumo.
Ressaltamos que não se deve fazer confusão com as divisórias de Drywall e as paredes de Drywall do sistema Steel Frame. Somente as placas usadas no fechamento são as mesmas, tudo bem?
No entanto, é importante dizer que a parede do Steel Frame é mais robusta por utilizar perfis estruturais e ser contraventada. Além disso, ela é mais resistente e flexível em caso de objetos pesados nas paredes, por exemplo.
– Paredes externas
Falando agora das paredes externas, a chapa principal para a vedação é a Membrana Hidrófuga – isso, independe dos materiais escolhidos para fechamento. Seu uso é o mais comum, especialmente por atuar como uma barreira contra a água, vento, o calor e a poeira, garantindo assim uma adequada ventilação das paredes.
Os materiais mais comuns usados para as paredes externas são a placa OSB, membrana Hidrófuga e placa cimentícia. Porém, outras opções podem ter no mercado, das quais destacam-se:
- Glasroc X: placa utilizada com a membrana hidrófuga e a base coat ou nextera, como também é chamada;
- Sistema EIFS: neste sistema usa-se da placa OSB, a Membrana Hidrófuga, a placa EPS e o base coat (Parex);
- Siding Vinílico: já neste é comum se usar placas OSB, membrana hidrófuga e o Siding Vinílico;
- SmartSide Panel H: neste sistema usa-se apenas a membrana hidrófuga e o SmartSide Panel H;
- Smartside LAP: no LAP é preciso que seja instalado a placa OSB, da membrana hidrófuga e do SmartSide LAP.
Quais são as características do steel frame?

As construções feitas com Steel Frame possuem como principais características as estruturas feitas em aço, como lajes, vigas, colunas e telhados, por exemplo. Sendo assim, tudo feito na casa tem como matéria-prima o aço, sem o uso de tijolos e/ou concretos na parte superior da obra.
O concreto tende a ser aproveitado apenas nas fundações, assim como a água – pois o outro nome deste sistema é construção seca e isso não é à toa.
– Qual a espessura de uma parede de steel frame?
Claro que há variações, mas a galvanização mínima dos perfis é de, normalmente, Z-275 (275g/m²) para obras urbanas e rurais e Z-350 (350g/m²) para ambientes agressivos e marinhos (distância menor que 2.000 m do mar), realizado por meio de uma fina camada de zinco que tende a proteger o aço e evitar corrosão.
Em que tipo de construção o steel frame costuma ser utilizado?
No Brasil o Steel Frame ainda é pouco utilizado nas construções (menos de 3% de presença nas edificações). Isso pode se dar pelo fato da demora na chegada de novas tecnologias por aqui. Sendo a grande popularidade do Steel Frame em construções Estadunidenses e Inglesas, visto a sua resistência devido ao uso de 100% de aço.
Porém, com a alta da sustentabilidade e com as mudanças constantes no mercado, o Steel Frame tem conquistado seu espaço. Muito explorado por profissionais da área de construção civil e por empresas comerciantes.
Quais são as vantagens e desvantagens do steel frame?

Como dissemos na introdução deste conteúdo, o sistema Steel Frame é feito com uso de estruturas de aço para ser a base da obra a ser realizada, sendo muito popular – principalmente nos EUA, onde começou a ser usado.
Entre suas principais vantagens podemos encontrar, especialmente, uma maior agilidade em obras e entrega de qualidade, visto que é popular por usar uma construção a seco altamente resistente.
Abaixo veja mais vantagens trazidas por este sistema construtivo, além de suas desvantagens – visto que nem tudo é perfeito e sempre temos que analisar os dois lados antes de tomar uma decisão.
– Vantagens
- Agilidade nas construções: o steel frame usa de componentes pré-fabricados e isso possibilita uma maior agilidade e rapidez nas obras. Por exemplo, há casos de obras serem finalizadas em cerca de 15 dias ou até menos;
- Diminuição do peso da estrutura: os perfis de aço galvanizado geralmente são leves e não exigem tanto esforço para carga na estrutura. Ou seja, utiliza-se de fundações superficiais de tipo radier, normalmente;
- Maior precisão na execução: como o steel frame usa de painéis industrializados, ele se torna um sistema de construção mais confiável por sua precisão e menos erro na execução da obra;
- Edificação mais sustentável: um ponto importante é a sustentabilidade que está presente em obras que usam steel frame, pois ele não se utiliza de recursos naturais como a água. Além do mais, ele gera menos resíduos, prezando pela limpeza.
- Melhor isolamento térmico e acústico: esse tipo de estrutura tende a proporcionar bons níveis de isolamento térmico e acústico, o que pode ser bom para aqueles moradores que possuem vizinhos chatos que sempre reclamam, não é mesmo?
- Muitas variedades de acabamento: este é outro ponto positivo deste sistema, visto que ele tende a gerar uma maior variedade nos acabamentos, tornando a obra mais flexível.
- Menor custo: ao fazermos uma comparação com o sistema de concreto e estruturas metálicas que é o convencional, o steel frame ganha em custo-benefício também – especialmente em obras menores que exigem menos materiais e tempo de execução.
– Desvantagens
- Limite de pavimentos: é comum vermos mais edificações construídas em steel frame de até cinco pavimentos, por mais que tenhamos sim prédios com várias pavimentações, o limite existe e não deve ser ignorado.
- Dificuldade em achar mão de obra especializada: para que o sistema seja mais vantajoso em relação aos custos do que os convencionais, é preciso que sejam feitos treinamentos contínuos de mão de obra. Mas, achar especialistas no assunto pode ser complicado, principalmente no Brasil onde o sistema ainda não se popularizou totalmente.
Como disse, tudo tem dois lados e com o sistema construtivo Steel Frame não seria diferente. Porém, se compararmos as vantagens e desvantagens, fica evidente que há mais benefícios de se optar por este sistema do que prejuízos.
O que é mais barato: steel frame ou alvenaria?

Antes de dizer o que é mais barato entre a alvenaria e o steel frame, é importante destacar que muitos fatores precisam ser considerados neste cálculo como o tipo de projeto, os materiais a serem usados, mão de obra, equipamentos, entre outros. Isso varia o preço de uma obra para outra.
Uma obra em Steel Frame, a exemplo, não costuma ser orçada por metragem quadrada, mas sim baseada no projeto de arquitetura, pois ela tende a calcular precisamente as medidas para verificar a quantidade de materiais usados na obra, visto que costuma se utilizar daqueles já pré-fabricados pela indústria.
Contudo, podemos tirar uma média de valor de R$ 1.500,00/m², que corresponde aos materiais para obra branca que usa aço galvanizado, fixadores, membrana hidrófuga, cantoneiras, placas de fechamento, etc.
Já para saber o preço da alvenaria, muito utilizado no Brasil, é preciso saber o primeiro valor do Custo Unitário Básico CUBs do estado onde você mora e multiplicar pela quantidade de metros quadrados do projeto da sua casa. Isso torna uma casa de alvenaria um pouco mais cara. Veja como fazer este cálculo corretamente aqui!
Por fim, podemos afirmar que a média entre os valores de alvenaria e Steel Frame são semelhantes, mas um outro ponto a se atentar antes da escolha é que: o projeto de steel frame não tem alteração, sendo seguido à risca tudo que foi colocado no papel. Enquanto que na alvenaria podem haver erros de cálculos ou imprevistos que tendem a encarecer a obra.
Como é feita a aplicação do steel frame em uma construção?

No Steel Frame, o aço galvanizado é usado em todas as suas formas, seguindo a ideia de estrutura da obra, além de ser uma construção a seco. Na prática, funciona da seguinte forma:
Geralmente na parte externa, a estrutura compreende o aço galvanizado, painel de OSB, isolante termo-acústico e placa cimentícia. Após a aplicação da placa pode-se aplicar o acabamento que quiser – lembra que ressaltamos esta vantagem mais acima?
Já no fechamento interno temos a composição de perfis de aço galvanizado isolante termo-acústico, placa de drywall (gesso acartonado) e o revestimento de acabamento, normalmente em cerâmica, pintura, etc.
Destacamos que, por mais que o radier seja o tipo de fundação mais utilizado pelo sistema Steel Frame, pois as tubulações de instalações elétricas e das instalações hidráulicas já são instaladas, o profissional precisa fazer toda uma análise para entender se este é o mais adequado para a edificação.
Quanto tempo dura o steel frame?
Esta é outra grande vantagem de se escolher o Steel Frame, pois uma construção feita com uso deste sistema pode durar por muito tempo. Estou falando não de meses, anos, ou um século, mas sim de 300 a 400 anos.
Quais são as normas técnicas que devem ser observadas na utilização do steel frame?
Aqui é uma parte muito importante e que precisa ser observada com atenção, pois estamos falando de obras de construção – algo que pode gerar riscos aos profissionais que no canteiro atuam. Por isso, as normas técnicas que regem a utilização do sistema Steel Frame são:
- Norma nº 14.715 de 2001 – voltada para as Chapas de Gesso Acartonado – Requisitos;
- Norma nº 14.717 de 2001 – esta diferenciada as Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas;
- Norma nº 15.498 de 2007 – direcionada as Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas
- Norma nº 15.217 de 2009 – relacionada aos Perfis de Aço para Sistemas de Gesso Acartonado – Requisitos
- Norma nº 14.762 de 2001 – relação com o Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio – Procedimento;
- Norma nº 15.253 de 2005 – esta norma tem relação com as Placas Planas Cimentícia sem Amianto – Requisitos e Métodos de Ensaio;
- Norma NBR 6.355 de 2003 – referente aos Perfis Estruturais de Aço Formados a Frio – Padronização;
- Diretriz SINAT nº 003 – direcionada aos Sistemas Construtivos em Perfis Leves de Aço Conformados a Frio, com Fechamento em Chapas Delgadas, ou seja, os sistemas leves como o Steel Frame.
Conclusão
Como pudemos perceber ao longo deste texto, o sistema Steel Frame é feito com uso de estruturas de aço para ser a base da obra a ser realizada, sendo muito popular – principalmente nos EUA, onde começou a ser usado.
É claro que ele possui vantagens e desvantagens, porém, ao compararmos suas vantagens e desvantagens apresentadas neste conteúdo, fica evidente que há mais benefícios de se optar por este sistema do que prejuízos.
Entre suas principais vantagens podemos encontrar, especialmente, uma maior agilidade em obras e entrega de qualidade, visto que é popular por usar uma construção a seco altamente resistente.
Entretanto, outra grande vantagem de se escolher o Steel Frame está no tempo de duração, pois uma construção feita com uso deste sistema pode durar por muito tempo, cerca de 300 a 400 anos. Ou seja, eis aí sua principal característica: a resistência.
Fato que muitas casas no país ainda optam pela alvenaria, apesar de o Steel Frame parecer mais vantajoso – principalmente em seu custo – mas, não é para menos que ele vem conquistando cada vez mais adeptos aqui no Brasil e claramente será sinônimo de modernização e destaque do mercado daqui pouco tempo.
Gostou de conhecer mais sobre o sistema construtivo Steel Frame e todas as suas vantagens? Acesse nosso site ou nos acompanhe nas redes sociais para não perder esta e outras atualizações. Compartilhe este conteúdo!