Manutenção preventiva NR12: Engenharia Adequada

manutencao preventiva nr12

A NR12 visa garantir segurança a todos os colaboradores que utilizam máquinas e  equipamentos manuais e semi automáticos. Sendo inteiramente obrigação do empregador  garantir a saúde e a integridade física dos operadores. A Manutenção preventiva NR12 está  prevista na norma como operação importante para manter as normas de segurança em dia.

Além disso, a NR12 determina que todos os equipamentos presentes dentro do polo fabril que  esteja em dia com toda a documentação, manuais, a manutenção preventiva NR12, a  manutenção corretiva, estão entre as obrigações legais.

O que diz a norma NR12 sobre a Manutenção preventiva nr 12?

  • A norma discorre que todas as máquinas e equipamentos devem ser submetidos a  manutenção preventiva NR12 e corretiva conforme indicação do fabricante.
  • A manutenção preventiva NR12 precisa ser feita por um profissional habilitado, muitas vezes  sendo engenheiros com ART, para analisarem quais potenciais de cada máquina e projetar planos de ação para caso a máquina venha a apresentar riscos de acidente.
  • Toda manutenção preventiva NR12 e corretiva deve ser registrada no histórico de cada  máquina contendo os seguintes dados: data da realização de cada manutenção, serviço  realizado, cronograma de manutenção, se houver peças reparadas ou substituídas também  devem ser registradas.

Além de obrigatória a manutenção preventiva NR12, é essencial para evitar paradas  inesperadas dos equipamentos. Uma boa manutenção garante que a máquina estará sempre  nas melhores condições de operação.

A Engenharia Adequada oferece todo o suporte no processo de adequação a NR12.

A EA, dedica-se a todo o processo de adequação a NR12, desde serviços de projetos 3d,  treinamentos e serviços de manutenção há mais de 5 anos. Seu amplo público-alvo inclui  indústrias de diferentes setores e escalas, como construtoras, mercado, moveleiros e têxteis. A  empresa atua no estado de Minas Gerais e em outras regiões do Brasil.

Para saber mais sobre como funcionam nossos serviços, nos contate via telefone 31 3016-2010  ou via e-mail: contato@adequada.eng.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts que você também pode gostar