No texto de hoje vamos falar sobre a “Partida Direta de Motores”, que pode até parecer complicado, lendo assim, mas nada mais é do que um acionar o motor de corrente alternada de maneira direta na rede elétrica, de um jeito que todas as bobinas sejam ligadas simultaneamente.
Ou seja, ao falarmos em partida direta de um motor trifásico, nos referimos ao ato de ligar de uma chave diretamente ao motor, com a carga sendo acelerada de forma rápida, ao mesmo tempo em que os conjugados são fornecidos e a corrente de parte é plena.
Basicamente, o processo de partida direta é algo simples de ser feito, necessitando somente de alguns componentes do próprio motor para isso.
Trata-se, portanto, de uma geração de pico de corrente na rede elétrica, o que quer dizer que ao ser dada a partida no motor, há uma necessidade de se ter uma alta quantidade de energia para superar a inércia do começo.
Tudo isso tende a aumentar o consumo de energia, o que pode acarretar em problemas na rede elétrica como o caso de sobrecarga no sistema.
Por este motivo, a partida de motor só deve ser feita se houver um sobredimensionamento do sistema de proteção. Isso porque, facilita mais o processo de dar a partida direta e há uma segurança maior considerando o todo.
Pensando em tudo isso, elaboramos este conteúdo para você! Com informações relevantes sobre a partida direta de motores. Afinal, o que é este processo? Como ele funciona na prática? Onde se aplica? Entre outros pontos que você entenderá a seguir!
Boa leitura!
O que é a partida direta de motores?
Para início de conversa, vamos abordar o que é a partida direta de motores – algo que já vimos logo na introdução – mas está na hora de nos aprofundarmos no tema. Confira a explicação neste tópico!
Quando dissemos “partidas elétricas” nos referimos ao ato de iniciar o funcionamento de um motor. Isso porque, os motores elétricos são responsáveis por grande parte do consumo de energia em uma indústria brasileira. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o setor consome cerca de 40% da energia gerada no país.
Dito isso, fica claro que a ação de partida de um motor elétrico trata-se de uma ocasião onde é preciso se fazer todo um plano e manutenção. Caso não seja feito, temos uma diminuição na eficácia energética e gastos excessivos e desnecessários, o que pode acarretar em problemas de instalação.
Ao falarmos sobre partida direta de motores, como você viu, estamos falando de um processo de acionamento do motor que possui uma corrente alternativa, de forma direta na rede elétrica, sem intermediários. Durante este procedimento de partida direta, ressaltamos que a tensão nominal tende a ser aplicada no estator de forma direta em seus rolamentos.
Como não há intermédios, este tipo de processo acaba gerando uma maior economia de custos em comparação com processos, visto que sem intermediários não há a compra de outros aparelhos bem como mais gasto de energia e manutenção.
Podemos até dizer que esta é a maior vantagem desta Partida Direta de Motores, mas adiante neste conteúdo temos mais benefícios deste procedimento.
Para finalizar este primeiro tópico, é importante que você saiba que o processo de partida direta do motor precisa ser feito por uma pessoa especialista em rede elétrica e que entenda de todos os requisitos relacionados ao funcionamento de um motor trifásico. Isso porque, só assim este processo poderá ser realizado.
Mas por que devo chamar um especialista?
Porque trata-se de um processo que, por mais que seja considerado simples, é de alto risco por mexer com rede elétrica e mais, há a possibilidade de estrago do motor, que resultaria em dores de cabeça como ter que trocar a máquina inteira ou até danos irreparáveis em sua estrutura.
Portanto, a nossa dica de ouro é que você pesquise muito bem e, se preciso, peça até indicações de pessoas de confiança
Onde se aplica partida direta?
Que ao ligar um motor que, inicialmente, se encontrava parado há um pico de corrente de cerca de seis ou dez vezes maior que a corrente de trabalho do motor em funcionamento, isso nós já sabemos certo?
Afinal, é uma necessidade esta corrente alta quando temos que combater a inércia inicial do motor e, não se preocupe, pois ela volta ao normal quando o motor é acelerado até sua velocidade de operação.
Outra coisa que agora já entendemos é que é conhecida como partida direta de motores o ato de, simplesmente, ligar as bobinas do motor diretamente na fonte de corrente alternativa.
Há diferentes formas de partida direta, como veremos a seguir: partida estrela triângulo com reversão, partida eletrônica compacta, partida indireta, entre outras.
Mas, reforçando, a partida direta é o ato simples de implementação, mas que precisa de uma redução de componentes e um motor de três saídas para ser feito.
Também é importante entender que, por mais simples que seja, precisa de superdimensionamento dos sistemas de proteção para resistir à corrente de pico inicial, que acaba por desgastar o motor de forma mais rápida.
Quando falamos no processo de partida direta de motores, há muitas dúvidas com relação a sua aplicação e seu momento de uso, o que é compreensível. Por isso, esclarecemos que esta ação é indicada quando o objetivo é maximizar o desempenho de um motor, assim que a partida é dada.
Isso, tendo em vista que há a possibilidade de aproveitamento do torque de partida para alcançar esse nível máximo de desempenho, mas (dependendo do caso), pode ser recomendado a aplicação da chamada partida indireta – que busca reduzir o pico inicial de corrente.
Por fim, destacamos que a partida direta tem que ser usada sempre que os motores tem baixa potência, ou seja, menor que 7,5 cv.
No próximo tópico vamos nos aprofundar nas características da partida direta de motores. Tais características são importantes e você deve conhecê-las antes da aplicação deste processo. Confira!
Quais as características da partida direta que se deve conhecer antes de aplicá-la?
Como dito, vamos conhecer agora as principais características da ação de dar partida direta no motor. Isso porque, este processo possui muitas e diferenciadas características, que precisam ser conhecidas antes de sua aplicação por quem vai fazer o procedimento. Vejamos quais são elas:
- A corrente de partida pode ser em até 8 vezes maior do que a corrente nominal;
- Precisa-se de conjugado nominal na hora da partida;
- É necessário ter certos dispositivos de acionamentos, aqueles mais bem desenvolvidos;
- O custo de manutenção é mais alto, mas este é um processo considerado mais econômico por ser feito sem intermediários.
Veja abaixo alguns dos cuidados a serem tomados antes de dar a partida direta de motores!
Cuidados a se tomar antes de acionar a partida direta
O processo de partida direta de motores é algo considerado simples, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de fazer o acionamento. Um deles, que já podemos dizer é que não deve ter uma variação de velocidade, com o chamado RPM precisando ficar fixo.
Destacamos que estes cuidados citados aqui se relacionam com as regras de uso deste tipo de ação de partida de motores trifásico. Veja quais são estes cuidados e fique atento!
- A ação de partida de motores só pode ser executada em motores com potência menor que 7,5 cv;
- O ato de dar partida deve ser feito quando os motores estão sem carga, o que significa que eles precisam estar vazios. Só depois de atingir a rotação nominal que a carga é aplicada;
- Tanto as instalações elétricas quanto os sistemas de comando elétricos precisam de uma capacidade para condução da corrente de pico de um motor trifásico. Isso geralmente ocorre por um curto período de tempo, assim, é capaz de aguentar a corrente nominal do motor;
- Não deve ter acima de 220v em cada bobina. Por isso, um cálculo de tensão por bobina, conforme a tensão da linha deve ser aplicado.
Outro cuidado a se ter na ação de partida de motores é a contratação de um especialista na área, pois o conhecimento é necessário na hora de fazer este procedimento. Isso ajudará a minimizar os riscos e acidentes que existem dentro do procedimento
Qual a vantagem da partida direta?
Já adiantamos um dos principais benefícios da Partida Direta de Motores que é o fato de não ter intermediários e isso acarretar em economia justamente por esta razão. Mas, outra grande vantagem relacionada a esta ação é a potência do motor, considerando que sua aplicação se dá geralmente quando o objetivo é maximizar o motor.
É claro que há outras vantagens, como a facilidade de implementação da partida direta de motor (que sim, é um ato simples, mas que necessita de um especialista para ser feito) e a praticidade no quesito manutenção, depois que o procedimento é instalado.
E é aí que vale dizer mais uma vez que, comparado aos resultados positivos que serão obtidos pelo maquinário e sua alta duração, seu custo não é alto.
Reforçamos ainda que este processo de dar a partida direta no motor é indicado em situações que desejamos tirar o máximo proveito de sua potência, gerando o máximo de desempenho. Isso porque, estão entre as primeiras melhorias desta ação o torque de partida, que é um dos principais pontos relacionados ao motor trifásico.
Vale repetir para que você fique atento a este detalhe: a partida direta de motores é indicada para motores com capacidade de cerca de 7,5/10cv de potência, no máximo!
Quais as desvantagens da partida direta?
É fato que tudo tem dois lados. Por isso, além de destacar as vantagens da ação de partida direta de motores, precisamos falar sobre algumas desvantagens deste processo. Confira quais são elas:
- Uma certa queda de tensão na rede, que ocasiona na interferência em outros equipamentos e máquinas presentes no sistema;
- Os componentes do sistema de acionamento precisam ser sobredimensionados, como já falamos anteriormente, e isso acaba aumentando os custos do processo;
- Imposição das concessionárias, que acabam gerando uma limitação na queda de tensão na rede.
Outros tipos de acionamento de motor trifásico além da partida direta
Conforme reforçamos no início deste conteúdo, há outras formas de acionamento de motor trifásico, fora a partida direta e é isso que vamos conferir agora. Temos a partida indireta, partida estrela triângulo, partida eletrônica compacta, partida Soft Starter e partidas eletrônicas com controle de torque e de velocidade. Saiba mais sobre cada uma delas:
Partida indireta
Comecemos pelo oposto da partida direta que é o método de Partida Indireta, onde se faz uma redução do pico inicial de uma corrente. Ou seja, liga o motor de uma maneira que haja menos corrente inicialmente, até que este saia de sua inércia.
Em seguida, temos uma alteração em relação a ligação das bobinas com comandos elétricos, tendo em vista que a corrente precisa atravessar totalmente o motor para que ele faça sua rotação nominal, evitando o pico de corrente.
A partida de estrela triângulo que veremos mais a seguir é uma das metodologias mais comuns neste caso.
Partida estrela triângulo
Falando em Partida Estrela Triângulo, este só é possível ser acionada se os motores trifásicos possuírem características como três bobinas ou dois terminais para cada bobina do motor. Um exemplo é um motor de operação de 220V / 380V.
Fases são ligadas em diferentes pontos da bobina, configurando-se uma estrela inicialmente. O que gera uma corrente de partida de somente 1/3 do pico de corrente da partida direta, devendo ficar assim até 90% da rotação nominal do motor.
Para que este processo funcione corretamente utiliza-se dispositivos auxiliares como tacômetro para monitoramento da velocidade de rotação, temporizador que aciona um contato após o período estabelecido pela chave de ajuste. Feito isso, a configuração estrela passa a ser um arranjo de triângulo, automaticamente.
Partida eletrônica compacta
Este tipo de processo por meio de partida eletrônica compacta não tem sido muito usado atualmente, mas ainda é outro tipo de metodologia a ser usada e capaz de ser mais eficiente que a citada anteriormente.
Chamadas também de Partidas Compensadas, elas também fazem uso de uma redução da tensão de 60% a 80%, mas através de um Autotransformador. Pode acontecer de essa redução dos níveis (V) variar entre 42% a 64%, dependendo da situação.
Partida soft starter
Com o avanço da tecnologia, foram surgindo novas formas de partidas e uma destas formas são as partidas feitas a partir de Soft Starters, que tratam-se de equipamentos capazes de fazer partidas eletrônicas suaves em motores elétricos trifásicos.
Isso funciona porque este tipo de equipamento tem em sua configuração os chamados bancos de tiristores (SCR ‘s), ativados através de um circuito eletrônico que pode controlar a tensão feita ao motor durante sua aceleração ou desaceleração.
As Soft Starters também protege o motor em caso de algum problema durante o processo, garantindo vida útil a máquina e menor gasto com manutenção. As chaves soft-starters podem ainda fazer operação com a técnica chamada by-pass, onde a carga é mantida durante a operação.
Partidas eletrônicas com controle de torque e de velocidade
Por último mas não menos importante, temos as chamadas Partidas Eletrônicas com Controle de Torque e Velocidade, onde encontramos os Conversores/Inversores de Frequência, equipamentos eletrônicos que tendem a promover a partida de um motor elétrico trifásico desta forma controlada de velocidade.
Essa variação e controle de velocidade em máquinas industriais é preciso para otimizar os processos, a exemplo a adequação da velocidade do maquinário por conta da alta demanda, entre outros.
Conclusão
Entendemos ao ler este artigo que partida direta de motores diz respeito a um processo de acionamento do motor que possui uma corrente alternativa, de forma direta na rede elétrica, sem intermediários. Durante este procedimento de partida direta, ressaltamos que a tensão nominal tende a ser aplicada no estator de forma direta em seus rolamentos.
Como não há intermédios, este tipo de processo acaba gerando uma maior economia de custos em comparação com processos, visto que sem intermediários não há a compra de outros aparelhos bem como mais gasto de energia e manutenção.
Podemos até dizer que esta é a maior vantagem desta Partida Direta de Motores, mas há outras como a facilidade de implementação da partida direta de motor (que sim, é um ato simples, mas que necessita de um especialista para ser feito) e a praticidade no quesito manutenção, depois que o procedimento é instalado.
Reforçamos ainda que este processo de dar a partida direta no motor é indicado em situações que desejamos tirar o máximo proveito de sua potência, gerando o máximo de desempenho.
No entanto, falamos de algumas desvantagens deste processo como uma queda acentuada de tensão na rede, que ocasiona na interferência em outros equipamentos e máquinas presentes no sistema, além de suas principais características – precisam ser conhecidas antes de iniciar o processo.
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E se você gostou de saber mais sobre a partida direta de motores, sua aplicação, vantagens e desvantagens e suas características. Não deixe de conferir mais conteúdo em nosso blog e nos seguir nas redes sociais!
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